terça-feira, 23 de julho de 2013

Costurar...

Fonte: http://luxodeboutique.tumblr.com/post/22874068659/os-tipos-de-saia
Acesso: 23/07/2013

Os tipos de saia

Se tem uma coisa que nunca sai de moda, é a saia. Você pode usá-la tanto no verão quanto no inverno, basta uma meia fina mais grossa e pronto: quentinha e estilosa. Apesar de conhecer todos os tipos que existem, muitas mulheres não sabem os nomes dos modelos e às vezes não conseguem diferenciar um de outro. Portanto, para ajudar nesse problema, aqui vai um post com todos os tipos de saia que consegui reunir para que vocês não se enganem mais.
Saia reta
Básica, o modelo da saia reta acompanha o quadril e desce até os joelhos (ou pouco abaixo deles) sem ajustar, tendo pouca diferença entre o tamanho da cintura e do quadril. É o típico modelo “clássico" das mulheres dos anos 40, que a puseram no armário pela falta de tecido da época e economia que traziam em sua produção. De cintura alta, a saia reta é confortável por não se prender tanto ao corpo e facilitar os movimentos na hora da caminhada. Cai bem em quase todos os tipos de corpo (nos quadrados não fica tão bonito por não marcar muito a cintura) e, além de clássico, combina tanto com o modelo mais social (de trabalho, como acompanhando os terninhos) quanto com um mais despojado. A aparência vai muito da sua criatividade na hora da composição do look.
          
Saia lápis
A saia lápis é descendente da saia reta. Mais curta e justa, ela se adequa ao corpo e cola nas curvas com o seu corte de cintura alta que afunila perto dos joelhos. Não é aquele modelo apertado que impossibilita a caminhada, o que a torna bastante confortável. Muito usada como peça coringa, ela levanta qualquer look e, com jeito, pode ser usada tanto em uma combinação mais sóbria e social quanto mais alegre e despojada. A saia lápis evidencia (e muito) a curva das coxas, por ser bastante justa no quadril. Um dos modelos mais utilizados pelas mulheres, é recomendada principalmente para quem não tem muito bumbum ou quadril, mas, dependendo, as com quadril mediano podem utilizar sem medo. Mulheres com quadris mais largos correm o risco de ficar com a saia subindo o tempo inteiro e marcando na região, pelo fato de o modelo ser bastante justo.
          
Saia em “A" ou evasê
A saia em “A" ou evasê recebe esse nome exatamente por lembrar o formato da letra A - é justa na cintura e desce abrindo, sendo mais ampla na parte de baixo e terminando abaixo dos joelhos ou pouco acima deles. Podendo ser utilizada por mulheres com todo tipo de corpo, essa saia cai como uma luva para quem tem quadris largos (ou silhueta triangular), porque os disfarça muito bem. Ela pode ter um corte mais reto ou mais solto, fluido, e é feita de tecidos mais molinhos, diferentemente da saia lápis e reta.
       
Saia Godê
Essa saia foi muito utilizada na década de 50, com modelos mais compridos e mais rodados. Com cintura marcada e muito tecido, ela é enviesada ou cortada em círculo. Atualmente, a saia ganhou a cintura marcada geralmente por elástico e sua altura diminuiu, passando a ser utilizada normalmente um palmo acima do joelho. Pode ser muito ou pouco volumosa, e o volume influencia muito na hora de escolher a ideal para o seu corpo. Mulheres com pouco quadril devem usar, preferencialmente, as mais cheias, e, para as triangulares, a ideal é a menos volumosa, para não criar aquele efeito “bolo de festa".
       
Saia balonê
A saia balonê surgiu nos anos 80 e sumiu de vista depois do êxtase de uso em 2007. Pode ser usada acima ou abaixo do joelho, tem costura em camada dupla, bastante volume,  cintura alta ou baixa, normalmente marcada, e o soltinho costurado no final, que cria a aparência arredondada. Serve geralmente para todos os tipos de corpo, principalmente porque mulheres com quadris mais largos tendem a ficar com eles “abrigados" dentro do tecido, o que faz com que quase não apareçam.
      
Saia plissada
A saia plissada, diferentemente da drapeada, tem as dobraduras feitas no próprio tecido, e não costuradas, como acontece na outra. Está em alta em couro e courino, mas pode ser encontrada em vários outros tipos de tecido, principalmente os mais levinhos e sintéticos (parecidos com tule) e transparentes com forro. Pode ser usada por mulheres com todo tipo de corpo, exatamente por não colar e não marcar a silhueta. De cintura alta, a saia plissada é encontrada em diversos comprimentos, desde acima dos joelhos até a mais comprida, quase tapando os pés.
        
Saia envelope
Sabe aquela saia que se sobrepõe, totalmente aberta, reta, e que fecha com o tecido dando uma “volta" ao corpo e prendendo com um botão (ou derivados) em cima? Então, essa é a saia envelope. Pode ser usada em todos os tipos de corpo, desde que se regule o fechamento para não marcar demais nem de menos. É encontrada em modelos com cintura alta, baixa, acima do joelho e até aquelas bem compridas, quase tapando os pés.
       
Saia pareô
A diferença entre a saia pareô e a envelope é mínima e quase imperceptível para quem não a conhece. Na verdade, o detalhe que difere uma da outra é que a pareô fecha na cintura com laços grandes e é volumosa, enquanto a envelope somente se fecha em cima, reta. A saia também costuma ser mais aberta embaixo, formando um tipo de “V" ao contrário. Em questão de vestimenta, a pareô realça bastante o quadril - então, caso o seu seja largo, prefira as com maior abertura e menos volume.
      
Saia tulipa
Nessa saia temos pregas na parte do cós, e que somem ao longo da peça, na região da coxa. Tem volume em cima, ajustando ao corpo no final, o que aumenta bem os quadris. Ideal para mulheres altas, magras e que querem exaltar a medida dessa região. Se você tem quadril largo e bumbum grande, evite esse modelo, pois ele aumenta ainda mais o tamanho.
      
Saia de pregas
Reconhecidas facilmente por remeterem ao modelo colegial e escocês, as pregas dessa saia são pregadas na hora da costura mesmo, diferente da plissada, que as têm feitas diretamente no tecido. Pode ser usada por mulheres com qualquer tipo de corpo, e costumam ter altura acima dos joelhos.
      
Saia drapeada
Com grande influência greco-romana, as saias drapeadas têm efeito enrugado, costuradas exatamente com esse intuito. É justa, cola no corpo e tem certo volume. Cuidado: quem tem quadril maior (ou não está tão bem assim com a balança) deve ficar atenta ao volume, pois, automaticamente, esse modelo de saia adiciona certo volumosidade à silhueta. É mais indicado para as magrinhas, pois define e evidencia sem vulgaridade.
       
Saia de babados 
A saia de babados tem um ar romântico e possui os babados dispostos de formas variadas: podem ser em rufos, camadas, regulares, com textura bem levinha (suave) ou irregulares. É mais indicada para mulheres com pouco quadril por causa do volume que acrescentam à silhueta - portanto, se você tiver quadril largo, evite ou use a menos volumosa possível. Costuma ter elástico na cintura e altura acima do joelho.
      
Saia enviesada
Fluida e romântica, a saia enviesada cria uma silhueta violão por ser mais apertada quase no final, soltar na ponta e ser mais solta (porém marcada) na região do quadril. É cortada na diagonal e não na direção da trama dos fios. Cai bem em mulheres de quadris menores e medianos, mas, dependendo do ajustamento, também funciona para os maiores. Mais indicado: silhueta tubular.
Como eu não consegui achar muitas fotos desse modelo, aqui vão os melhores que encontrei:
             
Luxo de Boutique
(Fonte: luxodeboutique)

Acesso: 23/07/2013


Passo a passo da Saia longa com estampa animal print, modelo 1/4 de godê ou godê simples

Olá!!!!
Dessa vez venho mostrar uma saia longa. Modelo 1/4 de godê ou godê simples. O molde fiz de acordo com as instruções do livro Modelagem Industrial Brasileira, página 181.
Usei 3 metros de crepe estampado (animal print mais listras) 100% Poliéster
um zíper invisível 20cm.

Para fazer o molde dessa saia é necessário medir a circunferência da cintura, dividir o valor da cintura por 3,14(π) e multiplicar por 2.
Cintura : 3,14 x 2 = Raio AB
O resultado dessa conta matemática será o valor do raio AB das instruções abaixo da página do livro:

Abaixo estão os moldes (saia e cós). Em cima da saia está o livro o qual citei acima. Coloquei o livro e a régua para deixar os moldes abertos, pois as folhas de papel craft estavam enroladas, aí deu um pouquinho de trabalho na hora de deixá-los retinhos para tirar foto.

Posicionei o molde como mostra imagem abaixo e cortei

Passei zig zag nas laterais e na barra. Coloquei direito sobre direito da saia e fiz uma costura na lateral que ficaria do meu lado esquerdo e coloquei o zíper do lado direito pois como sou destra, acho mais fácil para abrí-lo e fechá-lo.

Cortei o cós 4 vezes no tecido, assim como mostra a imagem abaixo

Cortei o cós 2 vezes na entretela a colei no tecido com o auxílio do ferro de passar.

 Coloquei direito sobre direito e costurei a dupla de cós com a entretela e a dupla de cós sem entretela e ficou como a primeira imagem abaixo.
Depois coloquei direito do cós com entretela sobre direito do cós sem entretela e costurei como indicado na segunda imagem.

O cós ficará como imagem abaixo

Costurei o cós na saia.

Costurei a lateral direita deixando abertura para pregar o zíper.
Coloquei o zíper com auxílio do alfinete para marcar até onde iria costurar.

Alinhavei o zíper e depois costurei.

Depois que o zíper foi costurado, foi a hora de arrematar o cós. Virei o cós para o direito como mostra a primeira imagem abaixo. Desvirei e embuti o cós como mostra a segunda imagem e costurei.

A primeira imagem mostra o cós pronto, esqueci alguns alfinetes na hora de tirar a foto, mas tudo bem!. rs....
Na Segunda imagem mostra que fiz uma barra simples.

Prontinhoooooooo!!!
Eu com minha saia longa!!!

O próximo passo a passo será o vestido que estava nos meus planos e que a Maria Eduarda sugeriu!!!
Bjim!!! 

Acesso: 23/07/2013


Passo a passo: saia godê com pregas

Faz tempo que eu não posto um tutorial por aqui, né? O último que eu fiz foi o da bolsinha com corrente lá em julho! Dessa vez, o passo a passo é de uma peça de roupa bem fácil de fazer: a saia godê. Ela é a mais simples de todas as saias, além de ser linda e super feminina!
A escolha do tecido é muito importante, já que o objetivo final é a saia fique bem soltinha. Optei pela viscolycra pra não ter que fazer barra no final da saia, garantindo a leveza esperada nesse caso.
De início, prepara-se o molde. Fiz um vídeo explicando como se faz o molde e, abaixo dele, coloquei o desenho de como fica o resultado.


Depois de fazer o molde, siga o passo a passo:

1. Cada molde do vídeo corresponde a 1/2 da saia. Risque no tecido, então, duas vezes o molde (um na frente do outro). Depois, corte ao redor. Usei 1 metro x 1 metro de tecido.

2. Para o cós, use 13 centímetros de altura x a medida da sua cintura. Dobre do lado avesso e costure ao redor, desvirando em seguida. Lembre-se de deixar um espaço do tecido sem costura para poder virar.

3. Una o cós com o restante da saia, fazendo algumas dobrinhas no tecido, que são as pregas. Dobre no acabamento e  coloque alfinetes.

4. Alinhave e depois faça duas costuras com o ponto reto: uma no começo do acabamento e outra no final.

5. Faça um pequeno corte nas costas da saia, no final do cós. Em seguida, dê o acabamento com o ponto zig-zag. Costure três botões e faça os respetivos furos do outro lado. Dê o acabamento a mão nas cavas dos botões.

Se precisar, dê umas aparadas no comprimento da saia. Às vezes, um lado pode ficar um pouquinho maior que o outro. E sua saia godê está prontíssima! 


Pretendo fazer o próximo "Look do dia" com essa saia!
E aí, o que acharam?
Beijos, beijos.


Acesso: 23/07/2013


 

Saia Evasê

10 Jan
A segunda peça que fiz no meu curso de corte e costura, foi uma saia evasê. Infelizmente, a peça já esta pronta e não será possível mostrar o passo a passo.
Para fazer o molde dela, deve-se partir do molde da saia reta e fazer algumas alterações no sentido da barra da saia para “abri-la” um pouco mais. A saia evasê é mais ampla na parte de baixo mas não chega ser rodada.
O molde original dessa saia tinha o cós alto e pences. Pences são pregas, geralmente triangulares que são feitas em determinados lugares para deixar a roupa mais justa e melhor estruturada. Meu modelo foi modificado do original: resolvi tirar o cós alto e fazer a saia mais baixa, na região do quadril e por conta disso, retirei os pences. A professora sugeriu então que eu fizesse um cós colocado. É esse cós que fica na parte de fora da roupa, ou seja, que fica visível.
Esse tecido era da minha mãe e confesso não ter simpatizado com ele. Ele é uma espécie de jeans escuro com riscas da mesma cor .

 Saia Evasê
Saia Evasê
Como fazer o molde da saia - metódo ioli.
Como fazer o molde da saia - metódo ioli.
 Molde pronto (Levemente amassado hahaha)
Molde pronto (Levemente amassado hahaha)
Tecido e linha
Tecido e linha
Todos os detalhes, acabamentos e dificuldades, e para ver como a saia ficou, veja o post de quinta-feira.
Beijos!!

Saia Evasê – Continuação

12 Jan
A saia evasê tem como principal característica ser um pouco mais aberta, na sua parte inferior, do que a saia reta, porém não é rodada.
Demorei cerca de umas duas aulas e meia para terminar essa saia. Ela ficou com um cós colocado, mais baixa, na região do quadril e de comprimento curto.
Como falei, não fui muito com a cara desse tecido (que enquanto eu costurava, desbotava e deixava meus dedos azulados), então resolvi fazer alguma coisa para deixar a peça mais interessante. A princípio, pensei em colocar taxas na parte do cós. Acabei descartando essa idéia e deixando as taxas para uma próxima roupa. Daí então, pensei em colocar botões, mas apenas como enfeite. Quando fui comprá-los fiquei indecisa entre botões vermelhos e os pretos. Decidi pelo segundo e acho que fui feliz na minha opção.
Acredito que tive um pouco mais de facilidade nessa segunda saia principalmente no desenvolvimento do molde. Algumas costuras permanecem tortas (e peço que vocês nem reparem muito nisso – hahaha), mas acho que isso é normal para um iniciante. Porém, já ter uma idéia da onde começar ajuda muito! Em compensação, cometi um pequeno erro na hora do cós colocado e vou compartilhá-lo com vocês.
Para fazer o cós, foi necessário que eu cortasse 4 tiras iguais do tecido. Uma dessas tiras, porém, foi cortada do lado errado da onde segue a risca da saia. Eu reparei nisso e disse a mim mesma “Já que eu cortei esse errado, deixo ele para a parte de dentro.”. Todavia, na hora de costurar tudo, esqueci e essa tira acabou do lado de fora. Não fez tanta diferença assim e a professora me aconselhou a não desmanchar para refazer e então acabou ficando dessa forma mesmo. Reparem na foto das costas da saia, a tira do cós está na horizontal e a saia segue com as riscas na vertical. Enfim, um pequeno erro que deixou uma bom aprendizado: é necessária muita atenção para costurar.
Frente
Frente
Costas
Costas
Acabamento Interno
Acabamento Interno
Zíper invisível
Zíper invisível
Botões ;)
Botões ;)
Essa foi a minha segunda peça, uma saia evasê! Gostaram?
Beijos.






Primeira Saia – Saia Reta

21 Dez
Bom, então, à priori tinha pensado em fazer um post sobre como tirar medidas. Mas eu queria filmar um videozinho explicativo para ficar mais fácil, só que não arrumei modelo, nem tempo, nem uma câmera. Então esse post vai ficar para um futuro próximo.
Daí resolvi chegar logo ao que interessa e falar sobre as peças que já produzi. Até agora, já fiz quatro saias de modelos diferentes. Como eu falei, o curso segue uma ordem de dificuldade e a saia é uma peça mais simples (dependendo do modelo).
A primeira roupa que eu modelei e costurei foi uma saia reta. Eu gostaria de mostrar o passo a passo, mas como ela já está pronta, fica um pouco difícil. Mas a próxima que eu fizer, vou mostrando o andamento das coisas.
Enfim, o tecido que eu escolhi foi um algodão com uma leve elasticidade (fiquei em dúvida por um que tinha caveirinhas, mas acabei optando pelo mais girly). Comprei também uma linha e um zíper invisível, ambos da mesma tonalidade da saia (um tonzinho meio cru).
Olha, eu demorei cerca de umas quatro aulas para finalizar essa saia. Pregar o zíper invisível foi uma tarefa bem difícil e começar a manusear a máquina também não foi nada fácil.
Saia reta
Saia reta
Como fazer o molde da saia reta
Como fazer o molde da saia reta
Moldes prontos.
Moldes prontos.
Tecido e linha
Tecido e linha.
Para ver como a saia ficou, os acabamentos, detalhes, ou seja a saia pronta, veja o post de amanhã. ;)



Primeira Saia – Saia Reta (Continuação)

22 Dez
Já chega de mistério. Apesar de algumas dificuldade encontradas no meio do caminho, a saia saiu em mais ou menos umas quatro aulas. Ela é de cós alto, com pences e comprimento curto. Não foi necessário colocar entretela no cós, pois o tecido é encorpado.  O que vocês acharam??
Frente
Frente.
costas
Costas.
Acabamento Interno
Acabamento interno.
Costura
Costura.
Zíper invisível
Zíper invisível.
É muito legal quando você fabrica um produto. Ver a peça pronta te faz sentir orgulho de si mesma. E a aprendizagem também é uma coisa fantástica. Eu entrei sem saber colocar uma linha em uma agulha e perceber minhas evoluções diárias e que já sou capaz de fazer várias coisas que antes não fazia nem idéia que existiam, é maravilhoso.
Outra coisa, costurar é uma arte. Hoje em dia posso dizer que dou valor nas peças de roupa que eu compro.
Acho que vou tentar montar um look com essa saia para usar no Natal. Tiro fotos e posto aqui depois como ficou.
Beijos!

Acesso: 23/07/2013



Passo a passo: Traçando o molde de uma saia reta (frente)


Hoje vou mostrar como fazer o molde de uma saia reta passo a passo.

Materiais necessários:
  • Papel manilha ou pardo;
  • Lápis e borracha;
  • Esquadro de costura;
  • Fita métrica que foi utilizada para tirar as medidas.

Medidas necessárias:
  • Circunferência da Cintura;
  • Circunferência do Quadril;
  • Altura do Quadril;
  • Comprimento da Saia.

Para este molde as medidas devem ficar assim:
  • Circunferência da Cintura - 1/4 da circunferência da cintura*
  • Circunferência do Quadril - 1/4 da circunferência do quadril*
  • Altura do Quadril - o valor original
  • Comprimento da Saia - o valor original
* Se ao dividir por 4, der um valor quebrado é recomendado que o valor seja arredondado pra mais, por exemplo, minha cintura tem 62 cm, dividido por 4 deu 15,5, então aumentarei pra 16.

A gente usa 1/4 da medida da cintura e do quadril, porque faremos dois moldes, o da frente e o de trás, e cortamos essas partes com o tecido dobrado. Então, no final, quando juntarmos tudo, a soma das partes dará a medida de circunferência da cintura e do quadril.

Antes de começar a traçar o molde, uma boa dica é fazer uma tabelinha com as medidas necessárias no cantinho do papel a ser usado, isso facilita bastante:



Vamos começar a traçar o molde.

1 - Trace uma reta com, pelo menos, o comprimento da saia.




2 - Com a fita métrica marque o comprimento da saia na reta traçada anteriormente.


3 - Marque a circunferência do quadril, paralalemente ao primeiro traçado.



4 - Utilize o esquadro pra traçar o retângulo, cuja largura é o comprimento da saia e a altura é a circunferência do quadril. 



5 - Vamos identificar os traçados, o primeiro traço será chamado de dobra do tecido; o traço de cima, lateral; o da esquerda, cintura e o da direita, comprimento (ou barra) da saia. Coloque também a identificação frente dentro do retângulo.



6 - Paralelo à linha da cintura, marque a altura do quadril.



7 - Trace uma perpendicular ligando a dobra do tecido à lateral, e nomeie-a de altura do quadril.





8 - Na linha da cintura, marque a circunferência da cintura + 2 cm (que serão usados na pence).


9 - Dobre a fita métrica ao meio e marque o centro da pence.



10 - Marque 1 cm antes e 1 cm depois do centro da pence.



11 - Partindo do centro da pence marque 9 cm, que será a profundidade da pence.



12 - Trace a pence unindo as marcações feitas.



13 - Marque 1 cm abaixo da linha da cintura na dobra do tecido e 1 cm acima da marcação da circunferência da cintura.



14 - Una as duas marcações, esta será a nova linha da cintura.





15 - Apague a velha linha da cintura, para não confundir.



16 - Na lateral, marque 4 cm acima da linha da altura do quadril.


17 - Utilizando a curva do quadril do esquadro de costura, una o ponto 4 cm acima da linha do quadril ao ponto da circunferência da cintura.





18 - Agora é só recortar e seu molde da parte da frente da saia está pronto!


No próximo post mostrarei passo a passo como traçar as costas da saia reta.

2 comentários: